Ortodontia

Ramo da odontologia que previne ou trata o posicionamento irregular dos dentes. — As posições irregulares podem ser causadas pela hereditariedade, pela perda prematura dos primeiros dentes, por alimentação inadequada, pelo hábito de chupar o dedo e por outros maus hábitos. Dentes fora da posição normal impedem as crianças de mastigar a comida corretamente, prejudicam sua aparência e podem provocar cáries ou doenças de gengiva. São usados vários tipos de aparelhos para corrigir essas irregularidades.

Implantodontia

É uma especialidade da Odontologia que planeja e executa a reabilitação de pacientes através da utilização de Implantes Osseointegráveis. Sendo substitutos de raízes de dentes naturais que foram extraídos, os implantes passam a funcionar como suportes fixos para dentes artificiais, tanto para substituir um dente individualmente, quanto para suportar pontes fixas ou dentaduras, no caso de perda total dos dentes.

Endodontia

Parte da odontologia que estuda e trata os tecidos da polpa e da raiz dos dentes, assim como suas doenças. Vulgarmente conhecida como tratamento de canal.

Periodontia

É a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes( parte óssea e gengiva)

Odontopediatria

Odontogeriatria

É a especialidade que se concentra no estudo dos fenômenos

decorrentes do envelhecimento que também têm repercussão na boca e suas estruturas associadas, bem como a promoção de saúde, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de enfermidades bucais e do sistema estomatognático do idoso

Dentística Restauradora

Área da odontologia responsável por tratar da doença cárie, suas repercussões sobre a estrutura dental e alterações de forma, textura e cor dos dentes, devolvendo aos pacientes a saúde e aos dentes a estética, a função e a anatomia.

É a arte de criar, combinar, reproduzir, copiar e mimetizar materiais artificiais com as estruturas dentárias, a fim de transformá-los em procedimentos imperceptíveis, harmonizando dentes, lábios e sorriso com a face do paciente.
O objetivo da estética não se resume apenas à restauração da forma e função dos elementos dentários, mas também em restabelecer um novo sorriso, de acordo com os desejos do paciente.

Laserterapia

Especialidade que realiza tratamentos (Aftas, Herpes, Dor na ATM, Estomatite Infantil, Hipersensibilidade, Mucosite Oral, Nevralgia do Trigêmênio, Paralisia Facial, Xerostomia- Boca seca) através da utilização do laser de baixa potência, este  fornece energia à célula promovendo efeitos de reparação, anti-inflamatório e analgésico.

Prótese

Parte da Odontologia pertinente à restauração e manutenção da função oral, conforto, aparência e a saúde do paciente pela restauração dos dentes naturais e/ou recolocação dos dentes perdidos e tecidos orais e maxilofaciais contíguos com substitutos artificiais.

Cirurgia

Especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face. Trata desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos, além de intervenções em alterações patológica

Reabilitação Oral

É um conjunto de procedimentos clínicos e protéticos, nos quais todas as especialidades odontológicas (endodontia, periodontia, ortodontia, implantodontia, prótese e estética) trabalham juntas afim de restabelecer a saúde bucal,  a função mastigatória e a estética do paciente.